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segunda-feira, dezembro 10, 2007

Reconstruindo o Teatro

Após ter realizado o trabalho para a disciplina de teatro, com os meus alunos da escola Lauro Pereira Rodrigues com a segunda série turma 23 e ter relido o referencial teórico “A Porta de Peter Brook e a Experiência Criativa de et al" trago algumas colaborações que estes geraram em minha prática em sala de aula, mesmo não tendo interpretado corretamente estes textos, após ler os comentários postados no webfólio escolhi esta disciplina como a principal para ser trabalhada em meu Portifólio de Aprendizagens, pois as experiências quando repensadas e reconstruídas fazem a transformação em nossa prática de trabalho.Sei que algumas vezes a teoria pode ficar em segundo plano, mas ao reler verifiquei o seu real valor.
Segundo Peter Brook teatro é comunicação, não necessitando de prédios luxuosos para representá-lo e pode ser feito em qualquer lugar onde se tenhamos bons atores, bons textos e espectadores.Porém ser ator não é apenas representar uma cena ele precisa inventar uma vida paralela, ou seja, não pode diferenciar-se da realidade do personagem em tempo algum.”Vamos ao teatro para encontro com a vida, mas se não houver diferença entre a vida lá fora e a vida em cena, o teatro não terá sentido. Não há razão para fazê-lo”.
Alguns aspectos não podem ser deixados de lado como o ator quando esta atuando deve levar a risca o texto, mas fora disso ele passa a ser visto como uma pessoa normal.O movimento do corpo deve ser trabalhado para ter uma boa encanação.
Somente com ensaios preciosos e repetidos e com as experiências dos obstáculos pode se provar que o ator quando não se procura segurança, terá a verdadeira criatividade de preencher o espaço.
Através de suas experiências e viagens o autor afirma que a forma é necessária, porém não é tudo.Voltando a minha prática como professora verifiquei que além de atuar as crianças têm a necessidade de assistir boas peças, isto não quer dizer que em teatros luxuosos, mas sim com bons textos e bons atores, pode ser feito na própria escola ou em algum espaço aos arredores da escola.Constatei enquanto professora que a forma é menosprezada e achamos na falta de recursos uma solução para não nós determos ao trabalho propiciado.E que muitas vezes interferimos na comunicação de nossos alunos, não os deixando se expressarem como gostariam.O professor passa a se sentir ator e espectador simultaneamente, esquecendo os alunos.
Isso é sentido através da modalidade de teatro rústico, onde não se dispõe de recursos, figurinos, luzes, palco e patrocínio e cenário ele se aproveita dessa modalidade para direcionar as práticas.



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