cgisaonline

quarta-feira, setembro 08, 2010

De volta ao túnel do tempo


Primeiramente fiz uma visita ao meu blog, em agosto de 2006,realizava a minha apresentação e a curisidade é o que mantenho o meu intersse pelo tema da Inclusão,sendo que este eu estarei desenvolvendo em meu TCC, afirmo que ainda continuo na luta contra a exclusão,mas agora com mais fundamentação teórica e prática.
Após ter passado por uma experiência em meu estágio, vi que não é nada fácil tentar fazer a inclusão de alunos especiais.
Passei a valorizar mais o meu fazer docente,pois nós professores ainda estamos muito próximos da vida de nossos alunos e de suas famílias assim somos um pouco autores de suas histórias de vidas.
As minhas antigas postagens me dão a oportunidade de vivenciar diferentes realidades locais, ainda me faz estabelecer pararelos por que duas cidades tão próximas como Viamão e Alvorada ( ainda têm problemas em suas redes de educação, com falta de alguns professores, por exemplo.
Como vivencio ser professora agora quase concluindo o curso de pedagogia , passei a ver a educação como a feramenta capaz de implementar a mudança em nosso país.
Tudo o que foi postado em meu blog , me parece tão superficial, mesmo enquanto alfabetizadora eu não estava valorizando a mudança do ensino de 8 para nove anos.
Finalizo esta postagem falando um pouco sobre um texto que nós havíamos estudado na disciplina de Escola Cultura e Sociedade sobre o título" Os Três tipos puros de dominação"1, afirmo que a sociedade brasileira continua sofrendo essa dominação legítima, qual é o nosso desafio enquanto professores que queremos formar alunos, críticos ,autônomos para se inserirem nessa sociedade. Acho que estamos criando um desafio para nós mesmos,mas devemos mostrar a eles o que é essa nossa sociedade burocrática e de plena dominação ,para que eles possam sim enfrentar esas mudanças ou construí-las .
1- WEBER,marx.Sociologia.Coleção grandes cientistas sociais. n.13. São Paulo .Ática,1979.

Marcadores:

2 Comments:

  • At 9:48 AM, Blogger Beatriz said…

    Gisele querida, teu crescimento ao longo dos semestres foi visível. Sempre tivestes uma postura política que te levou, continuamente, ao compromisso sobre a inclusão. Falas em mudanças teóricas e práticas. Que tipo de teoria e que tipo de prática aprofundastes aqui no pead? Hoje, como professora co-autora das histórias da gurizada, como fazes teu papel ?
    Um abração e valeu!!
    Bea

     
  • At 8:13 PM, Blogger giselemariadasilvamartins said…

    Professora Bea, gostaria de falar um pouco do papel enquanto alfabetizadora, ou seja ligar a leitura de mundo de uma criança,através do letramento e chegando ao mundo da leitura através de práicas viveciadas pelos alunos, partindo do seu dia dia aliando-se com a teoria. Valorizar a paticipação dos pais e responsáveis como autores também nesse processo.
    Ainda enquanto estudante do Pead procuro sim levar as tecnologias para dentro da escola na qual eu trabalho, isso se aprofundou durante o meu estágio e ainda estou dando seguimento. A grande vantagem agora é o meu embasamento teórico o qual eu não tinha no início do Pead, dialogar agora com a inclusão passou a ser fundamentada e não apenas desejada.Aspectos legais agora pssam a ser vivenciados e não apenas lidas. Não só o material apresentado no Pead mas outras leitura sugeridas pelo curso, como a revista Nova escola,( http://revistaescola.abril.com.br/inclusao-no-brasil/leis-diversas),que eu reencontro a interdisciplina de Necessidades Especiais.Que não se limitam a alunos especiais mas, também há alunos com problemas de aprendizagem.Finalizo professora Bea que lidar com a diversidade em sala de aula também faz parte desse processo,ver as diferenças e lidar com elas, respeitando o tempo de aprendizagem de cada indíviduo no processo de aprender.

     

Postar um comentário

<< Home