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quarta-feira, junho 16, 2010

Paulo Freire e a inclusão


Ao pensar na inclusão de alunos com necessidades especiais,parei para começar a organizar o meu relatório de estágio e me deparei com a realidade,não querendo ser utópica mas reencontrei a obra de Paulo Freire,como uma de suas principais obras ao meu ver" A Pedagogia da Esperança".
Na realidade com as minhas frustrações em busca de soluções para aprendizagem dos alunos comungando com o interesse das famílias ou desinteresse por seus filhos.
Eu mantenho a esperança na educação ,é o que me motiva , que ela ainda pode transformar a dura realidade de ser uma educadora comprometida com esse processo.
Não posso negar que como Paulo Freire nos dizia as desilusões fazem parte de nossa caminhada
Segundo Freire 1. ( A esperança de produzir o objeto é tão fundamental ao operário quão indispensável é a esperança de refazer o mundo na luta dos oprimidos e das oprimidas.Enquanto prática desveladora, gnosiológica , a educação sozinha,porém,não faz a transformação do mundo, mas esta a implica.
Ninguém chega a parte alguma só,muito menos ao exílio.Nem mesmo os que chegam desacompanhados de sua família,de sua mulher,de seus filhos,de seus pais, de seus irmãos.Ninguém deixa seu mundo,adentrado por suas raízes,com o corpo vazio ou seco.Carregamos conosco a memória de muitas tramas, o corpo molhado de nossa história, de nossa cultura , a memória,às vezes difusa,às vezes nítida,clara de ruas da infância,da adolescência, a lembrança de algo distante que , de repente, se destaca límpido diante de nós , em nós, um gesto tímido , a mão que se apertou, o sorriso que se perdeu num tempo de incompreensões,uma frase,uma pura frase possivelmente já olvidava por quem a disse ) . Finalizo afirmando que Paulo sim já nos propunha uma inclusão não apenas as dos alunos especiais,mas sim a inclusão que não oprime a ninguém.
1.FREIRE,Paulo( Pedagogia Da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 5ª edição Paz e Terra.1998)

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1 Comments:

  • At 12:13 PM, Blogger mauranunes.com said…

    Pelo que entendi, tivesses frustrações e motivações no trabalho com teus alunos inclusivos, isso? Bjs, Maura - tutora do SI

     

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