cgisaonline

segunda-feira, novembro 22, 2010

Dialogando com o meu TCC


Em meu estágio supervisionado como vocês já leram neste blog, no meu wiki tentei fazer a inclusão, em uma turma de alfabetização. Com atividades diversificadas, mas ao fazer o meu TCC, vi que essas práticas são na realidade integradoras e não inclusivas.
Constatei assim a diferença entre integração e inclusão, ou seja integrar é aproximar atividades para que o aluno realize.
Atividades inclusivas na realidade fazem parte de um projeto, ou seja, na maioria das vezes ocorrem em curtos períodos, onde a interação não passa apenas a ser a realização de tarefas,mas um longo processo de trocas, vivências e estímulos muitas vezes individuais, outras vezes coletivos passando pelo grupo de colegas.
A pesquisa feita para fundamentar a parte teórica do meu TCC fez grandes mudanças,em minha prática e maneira de ver a educação e a rede regular de ensino.