cgisaonline

domingo, maio 09, 2010

Prática e reflexões



Estando na quarta-semana de estágio tenho feito muitas reflexões em relação a alfabetização, como um todo e em suas particularidades. Há respeito do todo vemos porque uma turma de alfabetização não deve ter número superior a vinte alunos,pois sei da necessidade que o aluno sente da mediação de seu professor para auxíli-lo em suas etapas de construções de sua escrita e ainda da intervenção através do diálogo. Em minha sala de aula vi o quanto pode haver o crescimento de uma turma através deste processo em construção, devemos dar a oportunidade para que este aluno se expresse e partindo de suas de vivências, conhecimentos prévios para que ele possa atingir um maior nível de aproximação. Para no entanto se dar o processo de alfabetização, de acordo com ( Curquerella,1990) " se para a maioria das atividades de linguagem é imprescindível dividir o grupo -classe , para que as minhas propostas de trabalho sejam coerentes e respeitem o nível de linguagem de cada criança". Ou seja dividir para aproximar linguagens essa estratégia venho aplicando em minha turma. Outra estratégia que venho utilizado semanalmente é a contação de histórias infantis, através do " Senta que lá vem a história, que consiste na contação de histórias infantis com diferentes recursos, tendo como objetivo maior de que os educandos possam ter um conhecimento de diferentes generos ,ou seja, contos, poesias, lendas do folclore brasileiro, jornais e revistas e todo o tipo de leituras.Para sugestões adicionem o link ao lado sitededicas.uol.com.br/cinf.htm

Marcadores:

2 Comments:

  • At 5:00 PM, Blogger mauranunes.com said…

    Atividades assim, Gisele, possibilitam muito o compartilhar de ideias, reflexões e informações entre os alunos no grande grupo e entre os grupos. Devem ser momentos bem ricos para o teu estágio! Muito bacana! Bjs,Maura - tutora do SI

     
  • At 2:59 PM, Blogger giselemariadasilvamartins said…

    Maura além de bacana é muito gratificante por em prática um pouco do que aprendemos no Pead, unir teoria e prática caminhando juntas, com tu sabes essa era uma das minhas dificuldades enquanto aluna estou usando o meio estágio como um laboratório para o meu aprimoramento, espero que eu esteja conseguindo. Muito obrigada gisele Martins

     

Postar um comentário

<< Home