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quarta-feira, janeiro 14, 2009

Por que eu me dediquei No Eixo V as disciplinas de Gestão do Ensino Fundamental e Organização e Gestão



Evidêncio que ao ser questionada pela Coordenadora do PEAD profesora Rosane Arágon Nevado,em relação a minha dedicação a essas disciplinas posso não ter tido a resposta correta .Para responder a ela e a equipe de recuperação do PEAD Intensivo essa questão fez com que eu viesse a minha casa e procurasse uma resposta para esta questão.

Através da releitura do texto " O Direito à Educação : Um Campo De Atuação Do Gestor Educacional Na Escola,do autorJamil Cury,encontrei a resposta que me faltava.

Segundo o autor" a qualidade supõe profissionais do ensino com sólida formação básica,aí compreendidos o domínio dos métodos e técnicas de ensino e o acesso à educação continuada,presencial ou à distância.Os profissionais da educação,dada a disponibilidade de informações cada vez mais rápidas e disponíveis que, de certo modo, deixam de ser propriedade exclusiva de especialistas, deverão,não só estar a par dos instrumentos e conteúdos que as disponibilizam ,como exercer sua autoridade em bases críticas e reflexivas.

Afinal o conhecimento se torna componente mais e mais presente no mundo do trabalho ,da comunicação ,do lazer e de múltiplas outras realidades de uma sociedade que se mundializa.

E para fazer parte desse conjunto todo expresso pelo autor é que busquei o conhecimento disponibilizado por estas disciplinas,para fazer parte desse processo como agente e não com uma simples expectadora que apenas vê o ato e não participa dele.

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1 Comments:

  • At 1:33 PM, Blogger Nadie Christina said…

    Oi querida,

    Vou me manifestar como parte da equipe a quem se destina essa postagem. Por um lado, considero válidos os teus argumentos quanto a necessidade de saber mais sobre os aspectos relativos a gestão, da escola e da educação, com vistas à promoção de uma participação mais crítica e ativa. Por outro lado, sou forçada a lembrar que é necessário buscar o equilíbrio para nossas escolhas. Até podes priorizar mais aquelas interdisciplinas que te despertam maior interesse. Todavia não podes deixar de lado as demais, sob pena de perder outros aspectos que são igualmente importantes para a formação docente. Por exemplo: conhecer mais sobre os conflitos da vida adulta, pode contribuir para as discussões sobre o PPA e o Regimento; ou, explorar a proposta de Projetos de Aprendizagem pode contribuir para uma leitura crítica acerca dos planejamentos propostos. Mesmo que não haja espaço para inovações e até para fazer escolhas é importante conhecer mais, concordas? As interdisciplinas que compõem um eixo não são propostas ao acaso, mas com vistas à integração dos saberes e ao desenvolvimento de uma aprendizagem que articule os diferentes conceitos e promova uma compreensão mais integrada e reflexiva. Focalizar num único ponto pode parecer um esforço válido, contudo a visão tende a ser parcial. Não entenda como uma crítica, mas como uma possibilidade a ser considerada no futuro, ok?
    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

     

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