cgisaonline

segunda-feira, novembro 24, 2008

Dialogando com a psicologia

Dialogando com a Psicologia na vida adulta

Após realizar a leitura do texto (Aprendizagem na Vida Adulta de Tânia Beatriz Iwaszko Marques) percebi a existência de o que é um adulto legalmente, perante o ECA, sendo assim o adulto é o que tem 18 anos de idade completo, mais o conceito de adulto vai além do aspecto da idade cronológica, perpassa pelas fases do desenvolvimento, intelectual e também pelo emocional do indivíduo.
O ser humano quando nasce começa se desenvolver e mediante ao seu desenvolvimento cronológico acontece simultaneamente o seu aspecto cognitivo.
Esse aspecto é de sua importância, pois se tornar adulta, requer passar pelos estádios do desenvolvimento.
Mais o que vemos ultimamente pode ser a negação da maturidade, da responsabilidade e também pode ser a negação da maturidade, da responsabilidade e também pode ser a ser a negação de sua idade cronológica, pois o período do estádio formal, pois vemos as pessoas negligenciarem de organizar a suas vidas, querendo permanecer adolescentes. Isso pode ser constado de várias formas, pois a relação do indivíduo com o meio no qual ele interage pode deixar as suas marcas, a individualidade e egocentrismo podem ser alguns desses fatores.
Segundo Maturana, a convivência com o outro ao conviver se transforma, gradativamente.
Como educadora trabalhando a três anos no município de Viamão, tenho constatado com o convívio pode exercer transformações na vida de um indivíduo, cito, por exemplo, em minha vida. Nunca tinha me deparado com casos de aprendizagens tão difícil de serem explicados mas com a s leituras de psicologia passei a entender um pouco mais e até mesmo me colocar no lugar de meus alunos,sendo assim busco uma maneira afável ,gentil de lhe dar com suas dificuldades no campo da aprendizagem emocional e intelectual.
Como a relação aluno-professor e professora aluno podem servir para o aprimoramento de ambos, sei que enquanto professora aprende diariamente com os meus alunos e partindo da descentração na construção do processo ensino aprendizagem tentando unir os nossos pensamentos e trabalhar sempre do algo que seja a necessidade e que seja construído pelo grupo.

Marcadores: