cgisaonline

segunda-feira, novembro 24, 2008

Dialogando com Maturana


Transformações na Convivência Segundo Maturana

Luciane M. Corte Real

Após realizar a leitura do texto trago para apreciação o que aprendi através de Maturana.
Um de seus temas a ser estudado foram o sistema nervoso e o seu funcionamento e os seus desdobramentos desse no convívio do ser humano em sociedade.
O autor apresenta um estado sobre (Amar e do Conhecer para a formação humana), diálogo com este autor, pois ele trabalha com o ser humano através do amor e conhecimento. Segundo ele e Varela o mundo está em construção pelos seres sendo assim fazemos parte dele e de suas transformações em todos os campos, em um sistema de darmos e recebemos mutuamente aquilo que temos de melhor.
Esse item acima este direcionado a convivência, que varia de acordo com o meio no qual estamos inseridos e por muitas vezes pode ser diferenciada.
O autor utiliza-se de três componentes para expor sua argumentação: ”Sendo que a 1ª que o conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo anterior à experiência do observador.
A 2ª afirma que os seres vivos são autônomos e auto-produtores, ou seja, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio e a 3ª é que não há descontinuidade o social, o humano e as suas raízes biológicas.
Apropriei-me de umas palavras do autor, pois imagino que esses componentes são à base da existência humana, pois todo passou por elas querendo ou não, possuímos uma origem, buscamos o conhecimento e interagimos com o mundo. Nenhum ser humano consegue permanecer isolado,sem comunicar-se com ninguém.
Por isso fazemos parte desse processo em que somos autores da história de nossas vidas e participantes de outras tantas histórias.

Marcadores: