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segunda-feira, novembro 10, 2008

Dialogando com as Gestões do PEad


Dialogando com as disciplinas de Gestão de Educação e Gestão do Ensino Fundamental

São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2008 Folhas de São Paulo Cotidiano
Cidades aprovam mais alunos para melhorar a nota no Ideb.
674 municípios elevaram índice, mesmo sem melhora no desempenho em matemática e português.
Ideb é um indicador criado pelo Ministério da Educação para monitorar as metas de melhoria da qualidade da educação básica no país.
Antônio Góis
Da Sucursal do Rio
Fábio Takahashi
Da Reportagem local
Seiscentos e setenta e quatro municípios brasileiros conseguiram melhorar ou manter seu Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2005 a 2007 única e exclusivamente por causa do aumento nas taxas de aprovação.
Nessas cidades, o desempenho dos alunos nos testes de matemática e português caiu ou ficou estagnado, mas foi compensado pelo aumento, em alguns casos surpreendentes, da aprovação em dois anos.
Esses municípios representam 16% dos avaliados pelo MEC no primeiro ciclo do ensino fundamental (de primeira a quarta séries). Em outros 2.497 (58%),a aprovação também contribui para melhorar a nota,mas não foi o único fator.
O Ideb é um indicador criado pelo MEC para monitorar as metas de melhoria da qualidade da educação Básica. Ele é composto pelas taxas de aprovação e pelo desempenho dos estudantes em testes de português e matemática.Por isso, a nota pode variar tanto por causa da aprovação quanto pelo desempenho dos alunos.
Para o presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Ramos, as cidades que cresceram seu Ideb só por causa da aprovação terão agora que melhorar em português e matemática,o que é mais difícil."O próximo secretário de Educação dessas cidades não terá mais essa gordura para queimar,já os que aumentaram de forma acentuada chegaram perto do limite.Seu Ideb poderá estagnar ou piorar se o desempenho dos alunos não avançar."
Preocupado com o aumento só pela via da aprovação em alguns casos, o movimento Todos Pela Educação fez a mesma conta, mas considerando apenas as capitais. Foram identificadas nove cidades no primeiro ciclo do ensino fundamental ( primeira a quarta série) e sete no segundo ciclo (quinta a oitava série) em que o Ideb aumentou,mas houve piora no desempenho em português ou matemática.
Para o presidente do Inep ("instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão do MEC responsável pelas avaliações, Reynaldo Fernandes, o resultado dessas cidades deve ser acompanhado nas próximas avaliações." Se a cidade deu um salto na aprovação e o desempenho dos estudantes não cair, isso é ótimo. Mas, se aprovou demais sem saberem nada, a tendência é o Ideb cair"
Um cálculo do Inep com base no Ideb mostra que o aumento das taxas de aprovação foi responsável 41% da melhoria do resultado. O componente que explicou o avanço,no entanto,segundo essa conta,foi a melhoria do desempenho em matemática 46%.Português foi responsável por 14%.
Pesquisador da USP-Ribeirão Preto e ex-diretor do Inep, José Marcelino Rezende Pinto afirma ser difícil avaliar se os índices de aprovação melhoraram de forma real ou artificial.
"Numa situação normal, o aumento da aprovação seria motivo de festa. Em um sistema no qual se vinculam recursos à taxa de promoção, o dado é de difícil mensuração."
Ele diz, porém que o aumento da aprovação também é desejável. "Mas aprovar não significa que o aluno aprendeu ou que a escola cumpriu sua função de ensinar."
A reportagem acima dialoga direto com as interdisciplinas de Gestão do Pead, pois os índices apresentados interferem indiretamente nos recursos disponibilizados aos municípios que buscam melhorar os índices para captarem alguns recursos disponibilizados.E ainda perpassa pelas salas de aula do ensino fundamental e do ensino médio pois a aprendizagens dos nossos alunos estão ligadas não apenas a recursos mas sim a formação de cidadãos que são preparados pela escola, que ao longo dos anos vem cumprindo o seu papel.

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