cgisaonline

segunda-feira, novembro 10, 2008

Dialogando sobre Projetos X Projeto de Aprendizagem ( PA. Afinidade)

Dialogando sobre projetos X Projetos de Aprendizagem (Afinidade)
Mesmo realizando o curso de projetos oferecido pela SME de Viamão e o PA Afinidade do Seminário Integrador eixo V venho postar em meu blog o quanto o PA mudou a minha prática no curso e na minha sala de aula.
Inicio esta postagem expressando a diferença da formulação é como são concebidos os dois sistemas. Para a construção do PA foi realizado uma aula onde os alunos falavam sobre quais assuntos gostariam de trabalhar durante o semestre intensamente, já no curso de projetos os temas são pré-estabelecidos pela mantenedora a SME.
Após esta etapa os grupos de estudo foram montados pelo Seminário Integrador, pode parecer desnecessário, mas pesquisar e elaborar um projeto sobre um tema que é escolhido gera motivação, quando trabalhamos com temas pré-estabelecidos pode gerar conflitos com a discordância entre os membros de um grupo.
Se dedicar horas e horas de estudo sobre um tema gera uma busca de informações diversas, o conhecimento parece estar ao alcance de quem pesquisa.
No PA aprendizagem vai muito além de um ato de copiar e colar gera a construção de um saber que perpassa por saber argumentar, como fazer que as pessoas que leiam a página do wiki entendam a nossa pesquisa.
Gera uma imensa interação online e outras relações através de uma rede com o mapa de conceitos, ficamos imersos em uma rede.
Mas o principal deste PA, é o método desenvolvido a pesquisa ganhou outro valor, verificamos os argumentos dos grupos nesse semestre o Seminário Integrador realizou um grande serviço para nossas escolas, ou seja, nos ensinando a pesquisar, duvidava das professoras, pois eu não achava que eu seria capaz de me dedicar, vi o quanto sou capaz e ainda sei que não fiz tudo o que eu poderia ter feito para o trabalho do Projeto de Aprendizagem (Afinidade) ser melhor.
Gostaria de postar ainda que a disciplina do Seminário Integrador interaja diretamente com a disciplina de psicologia onde desenvolvemos outro trabalho de pesquisa em grupos onde também seguimos a metodologia de pesquisa de projetos.

Marcadores: