cgisaonline

terça-feira, novembro 14, 2006

Escola Cultura e Sociedade Atividade 7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Currículo -A
Nome do Aluno : Gisele Maria da Silva Martins
Número da Atividade : Atividade 7
Pólo : Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora:Fernanda Hofffman, Simone Ramminger
Karl Marx
"""""""""Eestest"""''''"Este O país mais desenvolvido industrialmente mostra aos que o seguem na escala industrial a imagem do seu próprio futuro...
Mesmo quando uma sociedade chega a descobrir a pista da lei natural que preside ao seu movimento...ela não pode ultrapassar de um salto nem abolir por meio de decretos as fases do seu desenvolvimento natural;pode contudo , reduzir o perído de gestação e minorar os males da sua gravidez..
O Capital Prefácio da 1ª edição alemão.
Marx, é o sociólogo e o economísta do regime capitalista.Marx tinha uma teoria sobre esse regime , sobre a influência que exerce sobre os homens e sobre o devenir pelo qual passará. Sociólogo e economista do que chamava de capitalismo, não tinha uma idéia precisa do que seria o regime socialista, e não se cansava de repetir que o homem não podia conhecer o futuro antecipadamente.
Marx tinha algumas relações com o marxismo,é inseparável da sua época. Mesmo se nos limitarmos a expor o que Marx viveu no século XIX, pensava sobre o seu tempo , e sobre o futuro, e não o que ele pensaria de nosso tempo.As difuculdades têm a ver como o destino pótumo de Marx.Hoje quase um milhão de sere humanos são instruídos numa doutrina que, com ou sem razão, se denomina de marxismo. Uma derteminada interpretação da doutrina marxista se transformou na ideologia do Estado Russo, dos Estados da antiga Europa Oriental e do Estado Chinês. Essa doutrina oficial pretendia oferecer uma interpretação autêntica do pensamento marxista.
As dificuldades se relacionaram primeiramente com o fato de que Marx foi um autor fecundo, que escreveu muito mas, nem sempre disse a mesma coisa sobre os mesmos temas.
A sua obra, comporta textos de teoria sociológica, de teoria econômica , de história, a teoria explícita que se encontra nesses escritos científicos passou a estar em contradição com a teoria implícita de seus livros históricos.
Marx em uma ida a Paris no ano de 1844, encontra Friderich Engels, que se tornaria seu amigo mais intímo. Ambos tomaram parte na vida intensa que na época tinham grupos revolucionários . No momento , era importante então a doutrina Proudon , com quem Marx categoricamente ajustou contas na"Miséria da Filosofia" editada em 1847. Combatendo asperamente as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês, elaboraram a teoria e a tática do socialismo proletário revolucionário ou comunismo(Marxismo.
Em 1845 , a pedido do governo prussiano, Marx foi expulso de Paris como perigoso revolucionário.Instalou-se em Bruxelas . Na primavera de 1847, Marx & Engels filiaram-se a uma sociedade secreta a" Liga dos Comunistas".Foram destacados para um papel de primeiro plano II Congresso desta Ligaem (Londres),em novembro de 1847.A pedido do Congresso ,redigiram o Célebre "Manifesto do Partido Comunista",publicado em fevereiro de 1848. Esta obra´expõe , com uma clareza e vigor notáveis , a nova concepção do mundo, O Materialismo consequente estendido a vida soial, a dialética, a ciência a mais vasta e mais profunda de evolução, a teoria da luta de classes e do papel revolucionário atribuído pela história mundial ao proletariado, criador de uma nova sociedade comunista.
Ao rebentar a revolução de fevereiro de 1848, Marx foi expulso da Bélgica. Volta a Paris, deixando-a depois da revolução de março para regressar à Alemanha e se fixar em Colônia,foi lá que apareceu em 1° de junho de 1848 à 19 de maio de 1849, a nova Gazeta Renana, da qual ele foi redator chefe.
A nova teoria se encontra confirmada pelo decorrer dos acontecimentos revolucionários , por todos os moviementos proletários e democráticos em todos ospaíses do mundo.
A contra-revolução vitoriosa levou Marx ao Tribunal( foi absolvido em 09 de fevereiro de 1849), que depois o expulsou da Alemanha em 16 de março de 1849 . Primeiro voltou a Paris , donde foi igualmente expulso após manifestação de 13 de junho de 1849, e depois em Londres, onde viveu até o fim de seus dias.
As condições desta vida de imigrado eram extremamente penosas, como revela a correspndência entre Marx e Engels e ditada em 1943. Ele e a sua família estavam esmagados pela miséria .Sem o apoio finaceiro de Engels ,Marx não teria podido acabar O Capital e teria fatalmente sucumbido a miséria.
Marx elaborou uma série de trabalhos históricos e sua teoria materialista dedicando-se aos estudos da econômia e política.
Revolucionou esta ciência nas suas obras"contribuição para a " Crítica da Economia Política" em 1859 e " Capital em Livro I em 1867".
A recrudescência dos movimentos democráticos , no final dos anos de 50 e 60, levou Marx a retornar uma atividadde prática.Em 1864 mais precisamente em 28 de setembro de , fundou-se em Londres a Célebre"
I Internacional, a Associação dos Trabalhadores.Marx era a alma desta asssociação.
A I internacional tinha cumprido a sua missão histórica e cedia lugar a uma época de crescimeto infinitamente mais considerável do movimento operário em todos os países caracterizados pelo seu desenvolvimento em extensão , pela formação de partidos socialistas operários de massa no quadro de diversos Estados Nacionais.
Bibliografia: Nota Biográfica sobre Karl Marx e Exposição sobre o Marxismo. Professor Gilson Lima/Unisinos
Aron, Raymond . As Etapas do Pensamento Sociológico p.125à 129.

Marcadores: