Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola Cultura e Sociedade
Nome do Aluno : Gisele Maria da Silva Martins
Número da Atividade : Atividade 2
Pólo :de Alvorada
Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo-educação: a perspectiva positivista
Leitura da Semana : Durkheim,Èmile. . A educação como processo socializa dor: função homogenizadora e função diferenciadora In Pereira, Luz e Forachini, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8,ed. São Paulo Nacional, 1977.
Tema : Como as idéias do autor podem nos auxiliar a “ler o mundo” ?
Atividades :
Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart MiiL?
A posição de Durkheim é que a Educação é aproximar o educando à perfeição de natureza , do resultado que vem dos próprios homens.
2 . Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim ? Explique o ponto fraco em que incorrem ?
As definições são as de Kant e James Mill. O ponto fraco em que incorrem são as que as finalidades de Educação. O primeiro diz que ela resulta da perfeição de habilidades e que cada indivíduo as têm diferentes. Já segundo incorre que a educação resulta em fazer do indivíduo um instrumento de felicidade e que assim passaria pelo arbítrio de cada um .
3 . O que é preciso, de acordo com Durkheim , para definir educação ?
È preciso ter caracteres comuns, pois a educação formará os indivíduos de acordo com as necessidades da sociedade.
4. De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal , tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?
Os fatos que levam cada sociedade , os costumes e idéias, as provas da vida em comum.Da mesma forma que é a vocação biológica e formação católica. Como também o contexto histórico.
5 . Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal a ser realizado um certo número de estados ,físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos . As condições essenciais da própria existência.
6 .A Partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver , na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais , reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” O que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que a sociedade não tem o poder de há certas habilidades que são da individualidade de cada ser. Portanto por mais que a sociedade, através da educação tente desenvolver nas crianças qualidades mínimas para que se ela desenvolva e se torne um membro dela, todos assim mesmo serão diferentes, porque já nascemos por natureza diferentes, com aptidões, gostos e valores diversificados.
7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Porque a sociedade que através da educação forma os conceitos e aptidões de cada indivíduo. Ensinando a domar suas paixões e instintos, subordinando-se a outros mais elevados.
Escola Cultura e Sociedade
Nome do Aluno : Gisele Maria da Silva Martins
Número da Atividade : Atividade 2
Pólo :de Alvorada
Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo-educação: a perspectiva positivista
Leitura da Semana : Durkheim,Èmile. . A educação como processo socializa dor: função homogenizadora e função diferenciadora In Pereira, Luz e Forachini, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8,ed. São Paulo Nacional, 1977.
Tema : Como as idéias do autor podem nos auxiliar a “ler o mundo” ?
Atividades :
Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart MiiL?
A posição de Durkheim é que a Educação é aproximar o educando à perfeição de natureza , do resultado que vem dos próprios homens.
2 . Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim ? Explique o ponto fraco em que incorrem ?
As definições são as de Kant e James Mill. O ponto fraco em que incorrem são as que as finalidades de Educação. O primeiro diz que ela resulta da perfeição de habilidades e que cada indivíduo as têm diferentes. Já segundo incorre que a educação resulta em fazer do indivíduo um instrumento de felicidade e que assim passaria pelo arbítrio de cada um .
3 . O que é preciso, de acordo com Durkheim , para definir educação ?
È preciso ter caracteres comuns, pois a educação formará os indivíduos de acordo com as necessidades da sociedade.
4. De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal , tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?
Os fatos que levam cada sociedade , os costumes e idéias, as provas da vida em comum.Da mesma forma que é a vocação biológica e formação católica. Como também o contexto histórico.
5 . Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal a ser realizado um certo número de estados ,físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos . As condições essenciais da própria existência.
6 .A Partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver , na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais , reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” O que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que a sociedade não tem o poder de há certas habilidades que são da individualidade de cada ser. Portanto por mais que a sociedade, através da educação tente desenvolver nas crianças qualidades mínimas para que se ela desenvolva e se torne um membro dela, todos assim mesmo serão diferentes, porque já nascemos por natureza diferentes, com aptidões, gostos e valores diversificados.
7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Porque a sociedade que através da educação forma os conceitos e aptidões de cada indivíduo. Ensinando a domar suas paixões e instintos, subordinando-se a outros mais elevados.
Para meditar quando estiver com alguma dificuldade, pense em uma nova paisagem crie a imagem e assim você sairá do caos ...
Marcadores: ECS
6 Comments:
At 12:27 PM, Colégio Érico Veríssimo said…
Oi Gisa!!!
Feliz Dia dos/as Professores/as!!!
Obs: está faltando colocar tua foto no perfil.
At 1:01 PM, Inês Cristina said…
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA
At 1:04 PM, fe_hoffmann said…
Oi Gisele! Como está o ritmo do curso? Não tens conseguido dar conta das atividades? Confira as orientações no Blog da interdisciplina: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/2005/12/atividades.htm
Conte com o auxílio da equipe, estamos a disposição! Abraços Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.
OBS: Esta atividade do Durkheim refere-se a atividade 3 e não a 2, ok?!
At 1:06 PM, fe_hoffmann said…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
At 1:09 PM, fe_hoffmann said…
Errata: Para consultar as orientações entre em "Atividades" no Blog da Interdisplina:
http://www.ufrgs.br/tramse/pead
Abraços!
At 12:09 PM, Vera said…
Olá Gisele, está com alguma dificuldade nas atividades? Precisa de ajuda? Agora é importante divulgar tua imagem para ECS8 para que teus colegas te encontre e formem o grupo. Abraço,Vera
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