cgisaonline

domingo, outubro 01, 2006

Atividades 1


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola , Projeto Político Pedagógico e Currículo _ A
Nome do Aluno : Gisele Maria da Silva Martins
Número da Atividade : 1
Pólo de Alvorada
Professora : Maria Martha Dapiaz
Tutora : Denise Severo

Quem sou eu, onde vivo e trabalho.

Sou Gisele Maria da Silva Martins, tenho 26 anos de idade, meu apelido é gisa como já mencionei neste blog, estou cursando o curso de Pedagogia á Distância no Pólo de Alvorada, participo de alguns movimentos sociais, acredito na mudança do mundo, através de pequenos atos e grandes atos, sou estudante de filosofia nas horas vagas, também aos sábados freqüento um curso de Alfabetização ministrado pela PUC de Viamão.
Vivo há 20 anos na cidade de Alvorada, uma cidade da qual me orgulho de ser moradora, acredito que a nossa cidade tem muito a melhorar.
Sei que as dificuldades de nossa cidade são muitas.Mas luto contra o preconceito e também contra os valores negativos que a mídia explora. Sabemos que a nossa cidade têm muitos trabalhadores, estudantes e desempregados e, não é por morar em Alvorada que tenham as suas oportunidades negadas.
Trabalho no município de Viamão na Vila Augusta Meneguini , bairro com uma comunidade periférica e por ser moradora de Alvorada não senti nenhuma dificuldade de me estabelecer neste local para trabalhar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Pereira Rodrigues, onde trabalho com uma turma de Pós-Alfabetização 1ª série, trabalho 20 horas, com uma turma de 30 alunos à tarde.


Por que me tornei professora?
Tornei-me professora, acho que por acaso ou por influência de meus familiares, pois nunca havia cogitado exercer esta profissão.

Como vivencio hoje o ser professora / professor?

Hoje declaro que após ter vivenciado várias práticas de educação e ter estudado, vejo através de meu trabalho que posso contribuir para a construção de um mundo menos injusto e através da educação podemos sim sonhar em termos condições iguais para todos.
Tenho ousadia para...
Para implementar minhas idéias, acreditar em meus objetivos e nenhum instante desistir do que eu quero.


Tenho medo de...
Acho que não tenho mais medo, pois superei algumas dificuldades, mas se algum aparecer vou supera-lo.

Quero dialogar sobre...
Diversos assuntos, como educação, filosofia, mídia, música, política e outros mais.

O Conto da Ilha Desconhecida
(José Saramago)

Após fazer leitura de José Saramago ( O Conto da Ilha Desconhecida ), passei a olhar para o presente com outros olhos. Pois como o personagem do “rei” há várias pessoas que valorizam somente títulos e menosprezam as pessoas, cercando-se de múltiplas portas ou sejam os entraves burocráticos que muitas vezes impossibilitam o bom desenvolvimento do estado , fechando-se em pequenos mundos.
A submissão e opressão causada pelo rei fica bem clara,pois apenas um simples homem conseguiu de maneira sábia colocar-se neste universo abrindo assim as portas ( rompendo barreiras em busca de seus sonhos ).
Sendo assim verifico o quanto vale apenas não desistir e manter suas convicções.
Li e reli mais de uma vez o texto para certificar-me da subjetividade implícita de Saramago que mostra-nos A Ilha desconhecida não passa de uma procura de cada indivíduo
.
Amigos a vocês que lerem esta publicação um beijo e um abraço.

Marcadores:

3 Comments:

  • At 4:47 PM, Blogger Evanice said…

    Gisele visitei o teu blog e como moradora de Alvorada percebo também ainda muito forte o preconceito de algumas pessoas que baseadas apenas em notícias, tiram suas próprias conclusões.Lendo que você tornou-se professora por acaso ou por influência da família no meu caso foi diferente, pois já descobri minha vocação na infância.
    Após ler o teu comentário que a ilha desconhecida não passa de uma procura de cada indivíduo, digo que em vários momentos em nossas vidas, damos uma parada para avaliarmos o que está certo ou errado em nossa caminhada, mas o importante é não desistir de correr atrás dos nossos objetivos.

     
  • At 8:21 PM, Blogger GLAUBER MORAES said…

    OI GISELE... o meu nome está abaixo do seu... então leia o meu post que eu terminei em cima do laço!!!

     
  • At 10:38 AM, Blogger Beatriz said…

    Oi Gisa, precisamos mais te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Um abraço
    Bea

     

Postar um comentário

<< Home