cgisaonline

terça-feira, novembro 28, 2006

ECS atividade 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Educação a Distância–
ECS Nome do Aluno: Gisele Maria da Silva Martins
Pólo de Alvorada
Atividade :ECS 3 Professora : VeraCorazza Tutora:FernandaHofmann Simone Raminger
Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo-educação: a perspectiva positivistaLeitura da Semana : Durkheim,Èmile. . A educação como processo socializador: função homogenizadora e função diferenciadora In Pereira, Luz e Forachini, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8,ed. São Paulo Nacional, 1977.Tema : Como as idéias do autor podem nos auxiliar a “ler o mundo” ?Atividades :Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart MiiL?A posição de Durkheim é que a Educação é aproximar o educando à perfeição de natureza , do resultado que vem dos próprios homens.
2 . Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim ? Explique o ponto fraco em que incorrem ?As definições são as de Kant e James Mill. O ponto fraco em que incorrem são as que as finalidades de Educação. O primeiro diz que ela resulta da perfeição de habilidades e que cada indivíduo as têm diferentes. Já segundo incorre que a educação resulta em fazer do indivíduo um instrumento de felicidade e que assim passaria pelo arbítrio de cada um .
3 . O que é preciso, de acordo com Durkheim , para definir educação ?È preciso ter caracteres comuns, pois a educação formará os indivíduos de acordo com as necessidades da sociedade.
4. De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal , tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?Os fatos que levam cada sociedade , os costumes e idéias, as provas da vida em comum.Da mesma forma que é a vocação biológica e formação católica. Como também o contexto histórico
.5 . Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?O ideal a ser realizado um certo número de estados ,físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos . As condições essenciais da própria existência
.6 .A Partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver , na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais , reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” O que conclui Durkheim? Explique?Durkheim conclui que a sociedade não tem o poder de há certas habilidades que são da individualidade de cada ser. Portanto por mais que a sociedade, através da educação tente desenvolver nas crianças qualidades mínimas para que se ela desenvolva e se torne um membro dela, todos assim mesmo serão diferentes, porque já nascemos por natureza diferentes, com aptidões, gostos e valores diversificados.
7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?Porque a sociedade que através da educação forma os conceitos e aptidões de cada indivíduo. Ensinando a domar suas paixões e instintos, subordinando-se a outros mais elevados.
Para meditar quando estiver com alguma dificuldade, pense em uma nova paisagem crie a imagem e assim você sairá do caos ...
Estou republicando a atividade número 3 , pois a mesma estava como atividade de número dois . Após encontro para verificar pendências.

Marcadores:

1 Comments:

  • At 3:48 PM, Blogger Ivana said…

    Olá Gisele, passei por aqui para te deixar um abraço.
    Beijos, Ivana

     

Postar um comentário

<< Home