cgisaonline

terça-feira, junho 10, 2008

Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência

Ao reler o referncial teórico trago para apreciação deste blog um fragmento do texto da autora:Russel , Teresinha Dutra Rosa,onde a autora expressa o ponto principal do estudos de ciências que é " A reflexão sobre o currículo escolar na área de Ciências ,é desenvolvida através da problematização dos processos de seleção de conteúdos ,de metodologias e do uso de metáforas nas explicações científicas". Tal problematização é realizada por considerar-se a organização curricular como elemento constitutivo das relações que se estabelecem nas instituições educativas.
Seguindo a linha de raciocínio da autora o currículo deve ser heterogêneo,ou seja não ficar preso a questões meramente comuns ,presos por livros didáticos sem beneficiar as experiências dos indívidudos que fazem parte desse processo de ensino aprendizagem.
Para completar essa análise trago um fragmento do autor Moreira e Silva, onde
" No ensino de Ciências são destacados aspectos tais como a homogenneidade e a fragmentação das informações presentes nos currículos ,além da parcialidade de suas propostas, que não são neutras e nem tampouco consesuais frente à diversidade de alunos e professores das diferentes regiões brasileiras".
A discussão vai além das salas de aulas ela esbarra nas construções dos currículos, na regionalidade e também na formação de nós professores,ou seja como nós podemos ampliar os conhecimentos de nossos alunos, se nós não estudarmos, perpassa pelos cursos de licenciaturas e também pela nossa sala de aula, devemos ensinar aos nosos alunos o conhecimento científico e a importância das ciências em nossas vidas, a preservação do meio ambiente e o principal devemos buscar sempre algo mais para tentar explicar para os nossos alunos e assim eles construírem um real aprendizagem.

Marcadores: