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terça-feira, junho 10, 2008

Dialogando com as interdisciplinas do pead

Após um mês de estudos intensivos que eu venho realizando estou postando com o objetivo de construção do meu portifólio desse semestre.
Evidencio que cheguei a pensar em desistir,mas avaliei a minha aprendizagem no Pead e percebi que em outros semestres eu já estive em condições muito piores de aprendizagem. O que me fez rever alguns conceitos e estudar.
Primeiramente abro este diálogo com a interdisciplina de Ludicidade e Educação, pois no semestre passado foi a cadeira a qual eu estou refazendo,percebi que não foi por falta de conhecimentos que se deu este fato mas pela desculpa e desmotivação do final do ano. Mas trago este ponto ao diálogo pois neste semestre evidencio que esta tem sido uma das melhores aprendizagens que eu estou construindo no Pead.
Entre os desafios propostos teorias afirmo que o brincar,o jogar são essencias no processo de ensino aprendizagem.
Gostaria de deixar registrado a intervenção mediadora na cena lúdica,na qual elaborei uma análise crítica sobre o papel do professor durante uma atividade de jogo ou brincadeira,pois muitos professores têm em mente que brincar não faz parte das atividades de aprendizagem,para eles brincar se torna uma perda de tempo.
Mas o problema é maior quando há a intervenção de um professor a interferência pode ser tornar um trauma para o aluno,pois uma mediação errônea pode transformar um aluno em um adulto frustrado,como isso ocorre.
Por exemplo : quando uma crianaça estiver jogando o professor deve obervar a brincadeira,mesmo que o aluno estiver montando errado,nunca o professor deve impor os personagens ,nunca o professor deve arrancar as peças da mesa e sair montando o jogo se for o caso dos jogos de encaixes.
Quando a brincadeira for de casinha nunca o professor deve impor os personagens ,eles devem ser escolhidos por eles mesmos.sem quebrar o jogo simbólico.
Outro caso são os jogos de tabuleiros,nesses jogos as regras devem ser claras para os jogadores, o que não pode ocorrer a interferência de terceiros e nem do professor,estabelecendo regras devem ser claras ,como delimitando o tempo e criando sub-regras para que os alunos consigam jogar.
A mediação deve ocorrer sutilmente,deve-se partir de uma observação e após de uma sugestão sempre ao final do binquedo,"olha você poderia ter feitoassim"ou ainda quem sabe questionarmos o aluno ao final do brinquedo,ou ainda com uma pergunta oque faltou para você conseguir?
Sei o quanto à mediação pode causar esses danos e a partir de questionamentos mal formulados com"Você não sabe brincar? Que criança burra? Não é assim que se joga? Você não pode jogar com o outro você é agressivo? Se não for uma intervenção construtiva que não seja realizada.

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